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Leguminosas: alimento para todos

15 Feb 2016

As leguminosas de grão seco  (“pulses”, segundo a denominação em inglês da FAO) são importantes de um modo genérico para a alimentação (humana, animal e dos sistemas agrícolas em geral), como vimos no último artigo.

 

Mas estes alimentos proporcionam uma dieta alimentar equilibrada mesmo em casos considerados especiais *:

  • Pessoas com doença celíaca podem usar grão, lentilhas ou ervilhas, dado que não contêm glúten;

  • O consumo destas leguminosas pode ajudar pessoas com problemas diabéticos a gerir a glucose no sangue;

  • São excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais (especialmente ferro e zinco) e, quando consumidos com arroz, fornecem o conjunto completo de aminoácidos necessários a regimes alimentares vegetarianos;

  • Há estudos que indicam que o consumo de leguminosas pode ajudar no controlo do peso: alto conteúdo em proteína (nutritivas) e fibra (Contribui para a sensação de saciedade), pobre em gorduras e conteúdo em calorias moderado.

 

Fica aqui o “TOP 10” das razões para qualquer um de nós consumir leguminosas de grão seco *

  1. Excelente fonte de fibra.

  2. Boa fonte de proteína.

  3. Baixo conteúdo em gordura.

  4. Baixo conteúdo em sódio (sal).

  5. Boa fonte de ferro.

  6. Excelente fonte de ácido fólico.

  7. Boa fonte de potássio.

  8. Baixo índice glicémico.

  9. Isento de glúten.

  10. Isento de colesterol.

 

* imagens provenientes e textos adaptados de "Pulses: The Perfect Food"

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