blogue

Ainda a dieta mediterrânica

11 Jul 2016

Diaita, a antiga palavra grega que deriva da dieta, significa estilo de vida equilibrado

E é isso a dieta mediterrânica é: o estilo de vida do povo do Mediterrâneo. É um modo de entender a vida em que a alimentação é baseada em produtos agrícolas , receitas e métodos de confeção de cada local, passada de geração em geração, partilhando refeições, comemorações e tradições.

Tudo isso complementado com a atividade física diária moderada e com o estilo de vida que a ciência moderna nos convida a adotar para beneficiar a nossa saúde.

 

“A alimentação de má qualidade, em particular a excessiva ingestão de energia proveniente de gordura de origem animal, de sal e o baixo consumo de substâncias protetoras presentes nos frutos e hortícolas, associada à inatividade física continuam a ser principais determinantes do aparecimento de obesidade e de doença crónica em Portugal. (…) Mais de 50% dos adultos Portugueses sofre de excesso de peso e a alimentação inadequada é a principal responsável pelos anos de vida prematuramente perdidos em Portugal.”

 

Citação do documento "PORTUGAL Alimentação Saudável em números – 2014" do  Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (DGS)

 

A Dieta Mediterrânea é então caracterizada pela abundância de alimentos de origem vegetal, como o pão, massas, arroz, hortaliças, legumes, fruta fresca e frutos oleaginosos; utilização do azeite como principal fonte de gordura; consumo moderado de pescado, aves, lacticínios e ovos; consumo de pequenas quantidades de carnes vermelhas e ingestão moderada de vinho, geralmente durante as refeições. *

 

 

E nas inúmeras imagens que se podem consultar na internet acerca da Dieta Mediterrânica, um dos ingredientes sempre presentes é... o TOMATE :)

 

Ora aí está. O fruto mais apetecível por estas alturas aqui na regipomo.

 

* Para saber mais, consultar a Plataforma Contra a Obesidade, iniciativa da DGS

Please reload